Será que estamos vivendo ou apenas existindo em uma realidade paralela de Black Mirror? A chegada de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, vem tendo uma grande repercussão na mídia e nas empresas como um todo.
Isso porque existe o medo de que essas IAs sejam capazes de substituir a mão de obra humana nos trabalhos atuais. Um exemplo muito recente vem sendo o
Chat GPT.
Você já ouviu falar dessa tecnologia? Vamos conversar mais sobre ela ao longo desse blog…
Antes de mais nada precisamos falar no contexto geral do que é IA, a famosa Inteligência Artificial. Elas nada mais são do que máquinas capazes de pensar e tomar decisões
de forma semelhante ao ser humano.
Ou seja,
a ferramenta é capaz de aprender a partir de dados e informações codificadas que são apresentadas à ela.
E ao contrário do que muitos pensam, estes sistemas já estão super inseridos no nosso dia-a-dia, seja no site de uma empresa como o chatbot que te atendeu e até mesmo aquele mecanismo de recomendação de um filme baseado nos programas que você assistiu anteriormente.
Doido, né?
O Chat GPT é uma ferramenta que utiliza IA, desenvolvida pela OpenAI. Seu nome no português quer dizer “Transformador pré-treinado generativo”.
Seu foco existencial é gerar conversas, histórias e narrativas com os seres humanos. Pera, como assim?
Com o seu sistema interativo, o algoritmo consegue gerar diálogos reais com pessoas, tirar dúvidas complexas, descrever imagens e por aí vai.
Assim como outros sistemas já existentes, como o
Google Assistente, Siri e Alexa, este software chegou para facilitar e aprimorar as tecnologias que já estão em uso.
Seu principal objetivo? Facilitar a vida de todo mundo.
Para que este processo pudesse acontecer, a ferramenta passou por uma espécie de treinamento via aprendizagem de máquina, o que chamamos de Machine Learning.
Dessa forma foi possível que o
algoritmo aprendesse de forma automática através de uma análise de dados e reconhecimento de padrões.
É fato que existem diversos benefícios no uso do Chat GPT, tais como:
Opa… Então ele pode MESMO nos substituir? 😮
Se você está se preocupando com isso,
imagina o Google…
Mas fique tranquilo, porque toda e qualquer tecnologia não é capaz de ter algo muito importante: a parte emocional e cognitiva.
O fato é que ainda é muito cedo para afirmarmos qualquer coisa. As primeiras experiências com o sistema já demonstraram sua
inferioridade e limitações na qualidade de materiais se comparados aos escritos por mãos humanas.
Portanto fique calmo, não podemos ter o controle de tudo. Até porque, quem controla todas essas ferramentas somos nós, então por ora, nada de “Eu robô” por aqui.
O uso das Inteligências Artificiais é inevitável, o que precisamos fazer é saber como utilizá-las de forma consciente e positiva nas nossas rotinas.
A ferramenta veio para acelerar processos complexos e facilitar nossas atribuições. Como? Simples, uma empresa pode estudar o papel da IA no aumento das vendas e produtividade, por exemplo.
Funções extremamente manuais, como um relatório por exemplo, podem ser montados rapidamente, cabe a nós interpretá-los com o nosso maior bem, a cognição.
Os sistemas inteligentes não funcionam sem o capital e movimento humano, isso quer dizer que equipes multidisciplinares - com alguém especializado em IA - podem ajudar em todo esse desenvolvimento.
Ou seja, empresas que souberem unir a inteligência tecnológica com a humana tendem a ter resultados maiores e um sucesso ainda mais expressivo.
Mas e você, já testou essa nova tendência? Nos conte o que achou aqui nos comentários.
Jorge.
Somos a sua agência de comunicação e marketing.
Somos o seu especialista em comunicação internacional.
Estamos aqui também:
Escritório Portugal
Rua Trabalhadores do Mar, 16 3ªandar 3B - 2900-650 - Setúbal, Portugal
Escritório Brasil
Tv. Dona Paula, 13 - Higienópolis, 01239-050 - São Paulo, Brasil
Telefone: 351 265 092 914
E-mail: geral@srjorge.com
Trabalhe com a gente: people@srjorge.com
Todos os direitos reservados | Sr.Jorge Digital & Creative