Na era do comportamento de consumo que é ditado pelo contato direto com o usuário, se tornou padrão para as marcas a gravação de vídeos para materializar produtos e soluções de forma dinâmica.
A adoção de estratégias de marketing com cada vez mais foco na
interação one-on-one não é mais um diferencial: se tornou o
beabá de empresas de sucesso. Seja através de influencers, personagens de IA ou mesmo os próprios heads de times dando a cara para o conteúdo, eu te desafio a citar uma organização de sucesso que ainda não se apresentou para seus seguidores.
Mas a teoria disso tudo é uma beleza, né? E na hora da prática, como vencer a timidez ou aquela trava que nos faz gaguejar e parecer que não sabemos nada de nada?
No dia 02 de novembro, a Lelê, nossa founder e CEO, fez uma publicação sobre essa questão: o nosso time lançou para ela o desafio de ser a face da Sr. Jorge e gravar alguns vídeos debatendo sobre diversos assuntos.
E surgiu a questão:
como driblar esse percalço da falta de experiência com a câmera e transformá-lo em um conteúdo rico que não só reforça a nossa autoridade enquanto agência, mas também
promove riqueza e informação para quem nos assiste?
No seu post, a Lelê pediu dicas para a sua rede do LinkedIn e eu quero compartilhar algumas com você agora.
Segue o fio!
A escolha do assunto é a primeira e mais importante decisão que você pode tomar para o seu vídeo: selecione os temas os quais você domina. Tratar de assuntos que você conhece traz conforto para a elaboração do seu roteiro.
Mas vale ressaltar: por mais que você elabore uma rota, você não precisa
segui-la à risca. Concatenar as ideias é só um mapa. Uma vez que você
já conhece aquilo que vai ser falado, leve em tom de bate-papo! Discuta com a sua audiência da mesma forma que você ensinaria um colaborador, ou educaria seu cliente sobre o seu produto/solução. Uma boa opção também é se
pautar por palavras-chave que irão guiar seu caminho!
Essa fluidez irá conferir naturalidade na sua fala, imprimir a sua expertise natural naquele tema e, por consequência, irá gerar mais confiança em quem te segue.
Já experimentou gravar seus vídeos sem cortes? Só ligar a câmera, falar, errar, acertar, fazer careta e continuar, sem interrupção.
Pode parecer estranho, eu sei. Mas eu te explico como isso funciona: manter o seu gravador rodando evita que você
fique procurando qual a melhor versão na edição, além de evitar que você perca o ritmo começando tudo de novo toda vez.
Para diferenciar o momento do início, você pode bater uma palma para marcar o tempo na timeline de áudio na hora da edição (se a gente não tem claquete, se vira com o que tem, rs).
Gravar um vídeo contínuo também te entrega o ouro:
quem é que não gosta de um bom erro de gravação, né? 😂
Eu sei, eu sei… por mais que o planejamento seja imprescindível para uma boa estratégia digital, nós estamos sempre correndo contra o relógio. Para acompanhar uma tendência, aproveitar uma oportunidade com janela estreita ou simplesmente para fazer tudo dar certo, o relógio costuma ser o nosso maior algoz.
Só que, às vezes, é bom colocar o pé no freio: criação de conteúdo, independente do formato, tem a ver com a
criatividade, e ela não pode ser acelerada. O mesmo se aplica aos vídeos. Você é uma pessoa, com suas características e limitações, e
todas elas devem ser respeitadas.
Aproveite o seu processo de conversar com a câmera. Saboreie os momentos, ria das suas falhas de gravação, respire fundo. Conheça a mídia antes de se comunicar com ela. Como qualquer relacionamento, aqui também existe um ritmo, um momento para entregar um pouco mais e aquela
virada de chave que vai destravar a sua fala!
Por isso, não se cobre nem se apresse. Curta, aproveite, se divirta!
Tem um vídeo que você gravou e gosta muito? Ou tem aquele que foi o primeiro da sua carreira e você dá boas risadas, comparando o antes com o hoje?
Ou tem uma dica escondida aí na manga? 🃏
Compartilha com a gente!
✂️ E… corta! Por hoje é tudo, pessoal! Obrigado!
Diretor Jorge
Somos a sua agência de comunicação e marketing.
Somos o seu especialista em comunicação internacional.
Estamos aqui também:
Escritório Portugal
Rua Trabalhadores do Mar, 16 3ªandar 3B - 2900-650 - Setúbal, Portugal
Escritório Brasil
Tv. Dona Paula, 13 - Higienópolis, 01239-050 - São Paulo, Brasil
Telefone: 351 265 092 914
E-mail: geral@srjorge.com
Trabalhe com a gente: people@srjorge.com
Todos os direitos reservados | Sr.Jorge Digital & Creative