O tema do Blog do Jorge de hoje não podia ser mais a nossa cara. É um dos nossos pilares enquanto profissionais: o Growth Mindset, a mentalidade que nos permite impulsionar o nosso crescimento.
Mas no que consiste? E como colocá-lo na prática? É isso que vamos ver hoje!
Growth mindset significa “mentalidade de crescimento”. É um tipo de mindset que influencia a forma como nos comportamos na nossa vida e como encaramos os desafios do dia a dia. Quem vê a vida com este ponto de vista acredita que as críticas, obstáculos e erros fazem parte do caminho e são o ponto de partida para evoluir. Acreditam que as nossas capacidades não são inatas e imutáveis – mas que podem ser desenvolvidas através da aprendizagem, prática e persistência.
Sabe quando dizemos “ah, não tenho jeito para isso”. Bem, quando se adota este mindset encara-se a “falta de jeito” como uma oportunidade de aprender novas competências e de
crescer.
O termo foi definido pela psicóloga norte-americana Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford. Tudo surgiu quando começou a analisar o comportamento de alunos com baixo desempenho. Num estudo com mais de mil alunos, ela e o seu grupo de pesquisadores perceberam que alguns estudantes abalavam-se demasiado a cada percalço, enquanto outros se recuperavam rapidamente das situações de fracasso.
Isto fez com que Dweck começasse a estudar o comportamento humano, com foco nos perfis identificados entre os alunos.
Desse estudo surgiram dois os termos: “mentalidade fixa” (ou fixed mindset) e “mentalidade de crescimento” (growth mindset).
Os dois perfis dividem dois tipos de pessoas, e distingue-os em relação às suas crenças sobre aprendizagem e inteligência, cada um com uma perspectiva diferente. Vamos ver em que diferem estas duas mentalidades?
Uma mentalidade fixa é a crença de que a inteligência e o talento são inatos e não podem ser adquiridos. Quem tem esta perspetiva acredita que nasceu com um determinado conjunto de aptidões e não está aberto a explorar áreas em que não se sente confortável, por não acreditar que terá sucesso.
Pelo contrário, o growth mindset pressupõe que não há barreiras no que diz respeito ao crescimento. A professor Dweck aponta que não são só as nossas habilidades que nos trazem sucesso, mas sim como as abordamos.
1. Aceite o erro
Todos erramos. O que varia é a forma de como percecionamos as nossas falhas. Encare os seus erros como oportunidades de aprender a fazer melhor para a próxima. Afinal, a frase “é a errar que se aprende” faz realmente sentido.
2. Nunca deixa de aprender
Nunca chegamos a um nível em que já sabemos tudo, certo? Procure estar em constante evolução. Atualize-se sobre as suas áreas de eleição. Aprenda coisas novas. Leia sobre um assunto fora da sua zona de conforto!
3. A sua linguagem é poderosa
Quando se depara com um assunto em que não está confortável ou quando ainda não alcançou os objetivos esperados, experimente dizer (ou pensar) “Ainda não foi desta” em vez do definitivo “não”. O processo de crescimento é contínuo. A linguagem que usamos influencia as nossas crenças, sabia?
4. Esteja disponível para feedbacks
Em vez de se frustrar com opiniões negativas, procure retirar uma lição delas. Das críticas positivas, então, nem se fala! Encare o feedback como um meio para melhorar.
5. Sempre que atingir uma meta, não pare
Definir metas realistas mas que nos motivam é essencial para nos mantermos em constante crescimento. Sempre que atingir uma meta, não fique por aí - defina mais algumas!
A nossa mente é incrível. O nosso sucesso depende muito da forma como encaramos as nossas capacidades. Às vezes pensamos que não somos capazes de determinado desafio, mas é só a nossa mente a pregar-nos uma partida. O nosso potencial é ilimitado e, ao contrário do que pensamos, não nasce connosco, nós é que o vamos moldando com as nossas experiências.
E por aí? Com base no que leu, qual é o seu mindset?
Se o tema lhe interessou, convido-o a ler dois artigos sobre o assunto no nosso blog:
- Growth Hacking, a metodologia de trabalho que segue o princípio do Growth Mindset com fins estratégicos. Confira o artigo de opinião da nossa CEO na Lider Magazine aqui!
- A importância do Growth Mindset na cultura de feedback, leia aqui.
Sim, não nos cansamos de falar sobre Growth ;)
Até à próxima!
Jorge :)
Somos a sua agência de comunicação e marketing.
Somos o seu especialista em comunicação internacional.
Estamos aqui também:
Escritório Portugal
Rua Trabalhadores do Mar, 16 3ªandar 3B - 2900-650 - Setúbal, Portugal
Escritório Brasil
Tv. Dona Paula, 13 - Higienópolis, 01239-050 - São Paulo, Brasil
Telefone: 351 265 092 914
E-mail: geral@srjorge.com
Trabalhe com a gente: people@srjorge.com
Todos os direitos reservados | Sr.Jorge Digital & Creative