Antes de explicar o que é o Growth Hacking, abordarei primeiro outro Growth, o Mindset Growth.
Desde que comecei a aplicar esta forma de pensar, os meus sentidos ficaram mais aguçados, aquela curiosidade e fome por aprendizagem aumentou. O medo de errar ou de falar que preciso estudar para dar uma resposta, simplesmente não existe mais. Comecei a enxergar muito mais oportunidades e aprender muito com todo o processo, e hoje em dia isso cabe a qualquer processo. Esta forma de pensar pode ser aplicada até para cozinhar, é mágico. Bom, pelo menos foi para mim.
O que é o Growth Mindset ou Mentalidade de Crescimento?
Tudo começou há mais de três décadas, com a psicóloga e professora Carol Dweck. Ela estuda a motivação humana. Os estudos de Dweck analisaram as origens dessas mentalidades, o seu papel na motivação e autorregulação, e o seu impacto na realização e nos processos interpessoais.
Deste estudo, temos dois tipos de mentalidade: a fixa e a de crescimento.
As pessoas de mentalidade fixa acreditam que a sua inteligência não irá mudar, sendo desta forma e pronto. Desconsidera que é possível desenvolver novas habilidades e construir novas coisas. Para pessoas com essa mentalidade, errar é considerado um fracasso.
As pessoas com mentalidade de crescimento são abertas a feedbacks e a novos desafios. Persistem diante dos obstáculos e veem o esforço como um caminho para o sucesso.
Após saber que há dois tipos de mentalidade, diga. Em qual delas se enquadra? No Fixed Mindset ou no Growth Mindset? Se quiser saber mais sobre este assunto, recomendo o livro da Carol Dweck – Mindset: The New Psychology of Success
Mas qual é a conexão entre esta mentalidade e o Growth Hacking? Tem toda conexão! Pois se o profissional não possui a mentalidade de crescimento, não conseguirá aplicar o Growth Hacking, que nada mais é que uma metodologia de trabalho que segue o princípio do crescimento acelerado, contínuo e consistente.
A história desse termo é curiosa. Sean Ellis, na época gerente de marketing do PayPal, estava a procurar um substituto. Na hora de escrever o perfil do profissional que ele gostaria que ocupasse a cadeira, ele usou o termo “Growth Hacker”. Isso porque, além dos conhecimentos em marketing, essa pessoa deveria também carregar consigo uma visão e uma bagagem em produto, dados e tecnologia. É importante lembrar que o termo hacker, não se refere apenas aquelas pessoas que atuam fora da lei utilizando a informática, também aplica-se às pessoas que desempenham as suas funções com inteligência, análise, criatividade e habilidade.
Um combo capaz de criar atalhos de crescimento.
Essa combinação não demorou para ser implantada, especialmente por empresas mais pequenas, modelos de startup com orçamentos reduzidos e que precisavam aumentar o número de clientes e, claro, aumentar a faturação de forma rápida. Com o passar do tempo, a metodologia também conquistou espaço em grandes empresas devido aos seus resultados tangíveis.
Uma metodologia, uma mentalidade, um processo. O Growth Hacking é um exercício diário de investigação, experimento, inteligência e ciência. Não se limita somente ao marketing, mas está também conectado diretamente ao produto, inclusive com possibilidade de interferir no desenvolvimento, a partir de testes e respostas dos utilizadores e clientes.
A flexibilidade em testar caminhos, a agilidade em fazer mudanças, baseando-se em dados coletados, otimizações e soluções de tecnologia, são grandes diferenciais do “growth” em relação ao marketing como conhecemos.
Costumo dizer que trabalhar com esta metodologia é olhar para 4 pilares:
Agora, deve estar a questionar-se: isto serve para mim e para a minha empresa?
A resposta é: Sim! Esta metodologia é para todos.
Comece pelo básico e estude sobre o assunto. Recomendo a leitura do livro do pai do Growth: Hacking Growth, do autor Sean Ellis.
Sei que pode parecer confuso aplicar esta forma de pensar e agir, mas posso-vos dizer que tudo fica muito mais claro e leve, além da sua equipa estar cada dia mais integrada e comprometida com os resultados.
Somos a sua agência de comunicação e marketing.
Somos o seu especialista em comunicação internacional.
Estamos aqui também:
Escritório Portugal
Rua Trabalhadores do Mar, 16 3ªandar 3B - 2900-650 - Setúbal, Portugal
Escritório Brasil
Tv. Dona Paula, 13 - Higienópolis, 01239-050 - São Paulo, Brasil
Telefone: 351 265 092 914
E-mail: geral@srjorge.com
Trabalhe com a gente: people@srjorge.com
Todos os direitos reservados | Sr.Jorge Digital & Creative